BArra BK2

sábado

Urgente: Saiba por que uma mulher está há quase um mês sem comer.

A líder pacifista Aminetu Haidar, de 43 anos, há 26 dias faz greve de fome num aeroporto da Espanha, ela está proibida de voltar para sua casa no Marrocos.
Conhecida como “Ghandi do Saara”, ela luta pela independência do Saara Ocidental - ex-colônia espanhola que foi anexada por Marrocos em 1975 - e já sofreu todo tipo de repressão, a exemplo de prisão, censura e expulsão.
Ao voltar de Nova York no último dia 13, foi barrada no aeroporto pelas autoridades marroquinas e mandada para território espanhol, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.
Mesmo que morra, ela já decidiu: Só volta a se alimentar se a deixarem retornar para casa.
Todavia, seu estado de saúde se agrava a cada instante e líderes mundiais acreditam que o tempo de vida de Haidar está findando.

Sua batalha já tem aliados como Pedro Almodóvar, Penélope Cruz, José Saramago, Gunter Grass e Hillary Clinton. Todos pedem que Marrocos permita a volta da ativista ao país onde estão também seus filhos.
Apesar de o governo espanhol ter lhe oferecido asilo político, Aminetu Haidar já decidiu que “a única solução é voltar para casa, seja viva ou morta”.


O Blog do Kuelho apóia e é solidário a causa de Aminetu Haidar.



Ví no Jornal da Globo.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada