BArra BK2

quinta-feira

Dois dedos de prosa sobre o planeta que nos acolhe.


Ontem, 22 de abril, foi dia do Planeta Terra, e nada mais justo que refletir-mos um pouquinho sobre o planeta que nos acolhe lí esse texto no Blog da Elis Franco, gostei e reproduzo aqui pra vocês.

"A vida é, essencialmente, um diálogo com o contorno. (...) Viver é conviver, e o outro que conosco convive é o mundo em redor.
(Ortega y Gasset)"

Observando as palavras acima, percebemos que o homem não é um ser isolado, ele vive com e para o outro. Depende de ações exteriores que o ajudará na vivência e no diálogo com o planeta em que habita. Mas, se somos tão dependentes de outro ser, vivo ou não, como podemos insensatamente destruir o que nos conduz a uma vida melhor?
Devemos despertar para a situação em que se encontra o nosso planeta: devastação das florestas, poluição do ar e dos rios; para o descaso com que são tratados os jovens, crianças e idosos que, subordinados ao capitalismo imperialista que tudo destrói em nome do lucro, são condenados a viverem sem as condições básicas de sobrevivência como saúde, educação e moradia.
Buscar a harmonia com este “mundo em redor” é, basicamente, valorizar o outro ser que nos completa. Esta valorização acontece através de pequenos gestos como: Não jogar lixo nas ruas, não desperdiçar água, tratar bem as pessoas, entre outros. Ser sensível e entender que, diante se desastres ecológicos, políticos e sociais, nós também sofremos as conseqüências, é o primeiro passo para o cuidado e a mobilização a favor de tudo que interage e colabora para a nossa sobrevivência neste planeta chamado Terra.


Valeu Elis, é por aí mesmo! Comentem.




Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Kuelho, sinta-se em casa e pode desfrutar dos textos do meu blog....quando precisar me utilizarei dos seu também..rsrsrsr.bjos

Pesquisa personalizada