BArra BK2

domingo

Virgínia Rodrigues, a melhor voz da Bahia nos últimos tempos.


Ao chegar em casa altas horas depois daquele prazeroso plantão de sábado, resolvi ligar a quadradinha pra distrair um pouco. De repente entre uma bobagem e outra de um programa de entrevistas, foi convidada a cantar a baiana Virgínia Rodrigues.
Aliás, permitam-se uma merecida correção: Cantar não, ela foi convidada pra encantar, pois Virgínia Rodrigues não só canta, ela simplesmente celebra a vida.
Uma das coisas mais formidáveis é que ela começa a cantar como quem elogia uma paisagem, ela canta como se levasse um bom papo num ambiente tranqüilo. Ela canta com a alma.
Virgínia Rodrigues foi descoberta por Caetano Veloso durante um ensaio do Bando de Teatro Olodum, em Salvador, em 1997. Depois de anos cantando em coros de igrejas católicas e protestantes, ela havia sido convidada pelo diretor Márcio Meireles para participar da peça Bye Bye Pelô, onde Caetano a viu pela primeira vez.
De origem humilde, Virgínia traz referências populares e líricas do que ouviu na infância e juventude. O resultado é que seu canto vagueia entre o erudito e o popular.

“Eu sempre quis gravar um disco de voz e piano, mas sempre fui adiando. Agora com a gravadora Biscoito Fino, pude gravar umas coisas que ouvia desde criança como ‘Beatriz’, ‘Boa noite meu bem’ e outras coisas que eu escutava no rádio. Porque minha formação musical é de rádio e igreja.” Rí a cantora que agradecia ao público do auditório o tempo todo.
O The New York Times já a definiu como "uma das mais impressionantes cantoras que surgiu do Brasil nos últimos anos".
Pra encerrar ela entoou a belíssima Canto de Xangô, onde Virgínia mostra a força de seu culto aos orixás e o cuidado com que ela trata as suas raízes africanas.
Escutem abaixo todo o talento na voz de Virginia Rodrigues e se apaixonem.
Comente.

4 comentários:

LINDIOMAR CERQUEIRA disse...

É muito bom falar de alguem como VIRGÍNIA RODRIGUES, um dos grandes talentos da musica mundial, tem potencial pra cantar ao lado de qualquer estrela do show buziness,aqui na bahia já cantou ao lado de, NANÁ VASCOSCELOS,SAULO, IVETE, DANIELA,JAUPERI,foi uma das convidadas para cantar no programa altas hora, em homenagem a TIM MAIA, gravado na concha acustica, aonde interpretou a musica PRO MEU GRANDE AMOR e levantou a plateia, um grande talento,a bahia só tem que agradecer e exaltar este talento nato, quando o brasil conhecer um pouco mais de VIRGÍNIA RODRIGUES,verá que temos na bahia a maior cantora do brasil.

Rose França disse...

Maravilhosa dona de uma voz excepcional, realmente uma grande cantora.Parabens pela matéria

Anônimo disse...

Virgínia é o que temos de melhor na Bahia.
O talento dela é tão grande que não cabe no Brasil, é pro universo.
Sinto orgulho de ser baiano quando ouço ela.
Vida longa a essa diva.

Hersan Clder disse...

Minha esposa e eu, cariocas, moramos dois anos na Bahia. Aprendemos a entender o jeito baiano de ser, a amar uma terra rica em tradições. Identificamos em Vigínia Rodrigues o que há de melhor no espírito baiano. Sua voz nos encanta, suas idéias nos orgulham e sua imagem nos leva aos recantos mais lindos daquela terra abençoada.
Como invejamos a Bahia por tê-la como filha (não poderia ter nascido no RJ?) e como nos consolamos por ter as terras de Castro Alves, Gal, Caetano, Gil, Betânia e João das Botas dentro dos limites do Brasil.
Ressalva-se que temos outro consolo ao termos sido abençoados com uma filha baiana.

Sandra e Heraldo 28JAN2009

Pesquisa personalizada