BArra BK2

domingo

Importante: Encerra neste Domingo a II Conferência Nacional de Cultura.


O Brasil cultural se encontrou esta semana em Brasília. Delegações de todos os Estados da União, eleitos nas conferências municipais e estaduais, discutiram o futuro da cultura brasileira.
A abertura contou com a presença do presidente Lula que confirmou seu compromisso em construir uma política de estado, mais democrática, com plena participação popular.

Comandada pelo Ministro da Cultura Juca Ferreira, a principal discussão é a sistematização da cultura brasileira. O ministério coloca na ordem do dia a necessidade de um Sistema Nacional de Cultura que regule as ações dos entes federativos, para que a cultura passe a ser encarada como política de estado, e não instrumento de desejo daqueles que se encontrem no governo. Na sua fala de abertura, o ministro Juca colocou a necessidade da aprovação da PEC 150, que prever 2% do PIB, 1,5% dos orçamentos dos Estados e 1% dos municípios para a Cultura. O atual orçamento do ministério gira em torno de 7 milhões anuais, o que constitui 1% do PIB.
Esta é a segunda conferência realizada em 25 anos de Ministério da Cultura. A primeira foi em 2005, quando o ministro ainda era o cantor e compositor Gilberto Gil.

Ações como essa fazem o país crescer.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada