segunda-feira
Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?
Um análise sobre a nossa mania de consumir.
Por Leonardo Sakamoto
(...) O ato da compra é também um ato político, com conseqüências maiores do que a gente pode imaginar. E se é um ato político, ele tem o mesmo poder de um voto. Ao comprar algo, você deposita o seu aval para a maneira que determinado produto foi feito ou para um padrão de consumo como um todo. Negar uma compra, pelo impacto que determinada mercadoria pode causar, contribui com uma mudança no sistema.
Contudo, não deveria ser opção e sim obrigação de empresas boicotarem produtos com origem em crimes contra o meio ambiente, as populações tradicionais e os trabalhadores. Hoje, gasta-se mais dinheiro com campanhas para que consumidores evitem produtos “piratas”, comercializados sem pagamento de direitos autorais, do que com a aplicação de políticas internas de responsabilidade social para não comprar de áreas desmatadas ilegalmente ou de trabalho escravo.
A discussão sobre o consumo consciente e responsável por parte de empresas, governos e sociedades foi uma das principais pautas de oficinas, encontros e debates no Fórum Social Mundial. Da responsabilização de multinacionais à necessidade de mudar hábitos individuais para que o planeta tenha um futuro.
Seria ótimo como disse Scanavino, do projeto Saúde e Alegria, na mesa “Conexões Sustentáveis - Quem se beneficia com a destruição da Amazônia:”, realizada neste sábado (31), na Universidade Federal Rural da Amazônia, que um dia tivéssemos placas em lojas com dizeres do tipo “Consumo em excesso pode causar riscos à saúde. Sua e do planeta”. (...)
Esse é um trecho de um texto fabuloso do excelente colunista do IG, Leonardo Sakamoto. O texto nos faz refletir sobre o nosso papel de preservação dos bens naturais e nos propõe ir mais além do que plantar uma árvore. Vale a pena ler inteiro.
Para ler o artigo inteiro visite o Blog do Sakamoto.
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