BArra BK2

sábado

Sem-terras invadem bairro do Aviário em Feira de Santana.

Uma área equivalente a três tarefas de terra foi ocupada na madrugada desse sábado, (7) no bairro Aviário em Feira de Santana na Bahia. Num campo desabitado e improdutivo se alojaram cerca de 100 famílias que vieram de bairros periféricos em cinco ônibus e que, segundo Jader Dourado - um dos coordenadores - ainda chegará mais. A ocupação foi articulada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) que é uma organização existente em 15 estados brasileiros. “O objetivo da invasão é garantir um lar pras famílias aqui presente, pois há em Feira de Santana cerca de 20 mil famílias sem casa própria.” Disse Jader Dourado. Os membros do movimento já improvisaram barracas de plástico e já fincaram a bandeira da organização.

“Eu tomei um susto quando vi esse monte de gente ao lado da minha casa”. Disse Isidora Bispo, uma das muitas moradoras do Aviário, que acordou com a nova e barulhenta vizinhança. O movimento não tem líder, segundo alguns dos ocupantes, as decisões são tomadas em assembléias feitas ao fim de cada dia.

O nome do ato é “Ocupação Chico Pinto em reverência ao ex-prefeito feirense de mesmo nome cassado na época da ditadura. Chico Pinto atuou em favor da reforma agrária e foi sempre um exímio defensor das causas humildes.

Segundo Jader, as famílias ficarão lá por tempo indeterminado.
Eles almejam conseguir da justiça autorização para construção de casas populares na área ocupada.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha esta conversa de que não tem um lider é conversa pra boi dormir, sempre tem alguns que estão de olho em um cargo publico, tipo vereador, as pessoas que seguem estes caras nem sabem o que estão fazendeo alí, quase sempre são pessoas que nem sabem ler, a justiça é muito omissa quanto a isto, e daqui a pouco aparece um deputado do pt e entra com uma ação para tomar posse definitiva deste terreno, que as vezes o dono ainda não murou por falta de condição, aí eles chegam se apossam e não saem, e como ficam as pessoas que tem casas no local, pq com uma viziança desta ninguem tem paz, vc não sabe quem é direito ou não, a cotação das casas cai mais do que a bolsa de Nova York,não vou nem falar o que eles merecem para não dizer que sou radical, mas lá no Pará, Maranhão, Tocantins, isto aí resolvia de outro jeito e não era com conversa.

Anônimo disse...

EM TEMPOS DE CRISE MUNDIAL VOÇÊ VER UM IMOVEL QUE COM MUITO TRABALHO E SUOR LUTOU PARA COMPRAR SER INVADIDO E NÃO PODER NEM CHEGAR PERTO PORQUE CORRE O RISCO DE APANHAR E SER CHAMADO DE VAGABUNDO SENDO QUE VAGABUNDO SAO ELES PROPRIOS.
IMAGINO DE QUE VALE A PENA TRABALHAR HONESTAMENTE PARA CONSEGUIR AS COISAS SE É QUE O REFERIDO É HONESTO NÃO SEI , MAS DEIXO AQUI MINHA INDIGNAÇÃO QUANTO AO USO E APROPRIAÇÃO ILISITA OU SEJA ROUBO MESMO.
QUERO DIZER PRA VOÇÊS SEM TERRAS OU COMPARSAS, SEI QUE PODE TER UM OU DOIS NECESSITADOS NO MEIO MAS O POBRE TRABALHADOR DO DIA A DIA NÃO SE SUJEITA A ESSE TIPO DE COISA , ELE LUTA TRABALHA PARA COM SEU SUOR CONSEGUIR SEU OBJETIVO , ENTÃO VOÇÊ QUE ESTA POR TRAS DISSO VA ENGANAR A OUTRO SEU VAGABUNDO.

Anônimo disse...

Sei que la no maranhão pode se resolver de outro modo, mas sei tambem que existem vingadores do povo que fazem a justiça popular, como diz a letra de uma canção popular para cada um dos nossos dez dos da burguesia e seu lacaios.
Tu nao tem coragem de falar isso cara-a-cara...Vai estudar e aprender sobre a apropriação de terra, a posse é roubo! A terra pertence ao povo, se não fosse o trabalhador tu nem comia, parasita.
Ocupar, Resistir e Produzir! Viva o Comunismo Libertário! Viva o MLB!

Anônimo disse...

KKKKK, este tal de BARAZOV é um tremendo picareta, pelas palavras já identifiquei o malandro, é um verdadeiro papagaio de pirata, vem com esta conversa de comunista da decada de 60, seu babaca o comunismo só deu certo na sua mente, vc simplesmente é um seguidor de um sistema falido, vc e seus companheiros pararam no tempo, olha o Lula como é comunista, olha o Genuino como é comunista, agora usar frases formadas por guerrilheiros que nunca foram pra frente de combate, aí é blz, veja só a frase dele(Ocupar, Resistir e Produzir! Viva o Comunismo Libertário! Viva o MLB!)OCUPAR O QUE NÃO É SEU, É ROUBO, RESISTIR A ALGO DE ERRADO É CRIME,PRODUZIR SIM, É O QUE TODOS DEVEM FAZER,invadir as terras de quem comprou e pagou com muita dificuldade, é crime, e ainda mais com fins politicos como é o seu e de seus companheiros, pq vcs não invadem terras lá na floresta amazonica? lá tem terras precisando serem exploradas, mas vcs só querem aonde são valorizadas pq depois saem vendendo e faturando.

Pesquisa personalizada