Já estão em vigor, desde quinta-feira, as novas regras ortográficas da língua portuguesa.
Mas para quem ainda não se habituou à mudança, um consolo: a transição será gradual e ocorrerá até 2012. Até lá, as duas regras serão aceitas, inclusive em provas de concursos públicos e vestibulares.
A partir de 2013 será considerada correta apenas a nova ortografia.Apesar de alterar apenas 0,5% das palavras da língua portuguesa no Brasil, as novas regras ortográficas serão percebidas de imediato quando começarem a ser adotadas.
O Ministério da Educação estipulou que as instituições de ensino fundamental têm entre 2010 e 2012 para de adequar às novas regras. O Brasil é o primeiro país da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a adotar as novas regras.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em 1990 pela CPLP para unificar as grafias nos oito países de língua portuguesa e dar maior visibilidade ao idioma, que é o sétimo mais falado em todo o mundo, usado por 230 milhões de pessoas.
No Brasil, o acordo foi regulamentado em 29 de setembro de 2008, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os demais países membro da CPLP e que deverão adotar as mudanças nos próximos anos são Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.
A Microsoft divulgou nota informando que a atualização do corretor do pacote Office, que inclui o editor de textos Word, será gratuita. Entretanto, ainda não há previsão de quando a ferramenta será disponibilizada aos usuários, apenas que deve ocorrer dentro do período de transição, que vai até 2012.
O QUE MUDA COM AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS
ACENTO AGUDO - não será usado em: ditongos abertos ‘‘ei’’ e ‘‘oi’’ de paroxítonas, como ‘‘idéia’’ e ‘‘jibóia’’; paroxítonas com ‘‘i’’ e ‘‘u’’ tônicos precedidos de ditongo, como ‘‘feiúra’’ e ‘‘baiúca’’; nas formas verbais com ‘‘u’’ tônico, precedido de ‘‘g’’ ou ‘‘q’’ e seguido de ‘‘e’’ ou ‘‘i’’, como em ‘‘averigúe’’ e ‘‘argúem’’
ACENTO CIRCUNFLEXO - não será usado em: terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer (crêem), dar (dêem), ler (lêem), ver (vêem) e seus derivados; palavras terminadas em hiato ‘‘oo’’, como ‘‘enjôo’’ e ‘‘vôo’’.
ACENTO DIFERENCIAL - deixará de existir. Palavras como ‘‘para’’ e ‘‘pára’’, ‘‘polo’’ e ‘‘pólo’’, ‘‘pelo’’, ‘‘pélo’’ e ‘‘pêlo’’ terão apenas uma grafia, sem acento.
ALFABETO - passa a incorporar as letras w, k e y.
GRAFIA - no português lusitano, desaparecem as consoantes ‘‘c’’ e ‘‘p’’ mudas, como em ‘‘acção’’ e ‘‘óptimo’’.
HÍFEN - não será usado quando: o segundo elemento começa com ‘‘s’’ ou ‘‘r’’, devendo as consoantes ser duplicadas (‘‘antissemita’’ e ‘‘contrarregra’’), com exceção aos prefixos que terminam em ‘‘r’’; o prefixo termina com vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente (‘‘infraestrutura’’ e ‘‘autoestrada’’).
TREMA - deixará de existir.
Baixe todas as regras do Acordo Ortográfico clicando no link abaixo e fazendo o download no site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário