BArra BK2

sábado

Bando de Teatro Olodum realiza oficinas gratuitas para os feirenses.

Após a apresentação dos espetáculos “Ó, paí, ó” e “Cabaré da RRRRRaça”, o Bando de Teatro Olodum retorna a Feira de Santana e promove nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, a Oficina de Performance Negra com aulas de dança, canto, interpretação e memória e identidade, sempre voltadas para a temática negra e popular desenvolvida pelo grupo. Na ocasião, o Bando também irá a campo obter relatos de pessoas afro-descendentes da melhor idade em comunidades e quilombos. As ações, patrocinados pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, fazem parte do projeto “Respeito aos Mais Velhos”, que será finalizado na Princesinha do Sertão. Em Feira de Santana o projeto conta com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia que pretende incrementar a programação do Centro Cultural Amélio Amorim, alem da colaboração do Galpão de Arte que cederá suas salas para realização de duas oficinas
Uma equipe formada por renomados profissionais do Bando desenvolverá as oficinas gratuitas para a comunidade. Nelas, os interessados poderão conhecer de perto o processo de criação da companhia e a linguagem construída pelo grupo ao longo de seus 19 anos de existência. São elas: teatro, com a diretora e produtora Chica Carelli (teatro); dança, com o coreógrafo Zebrinha; música para o teatro, com o diretor musical Jarbas Bittencourt; e memória e identidade, com a atriz e museóloga Cássia Valle. Todas as oficinas terão a participação de atores do Bando como monitores e instrutores.

Respeito aos Mais Velhos

Rumo à nova montagem com estréia prevista para 2010, o Bando de Teatro Olodum finaliza em Feira de Santana, a primeira etapa do projeto “Respeito aos Mais Velhos”, que tem como ponto alto o encontro com os membros mais velhos das comunidades marcadas pela presença do povo negro, como quilombos e terreiros de candomblé. Já foram realizadas entrevistas no Rio de Janeiro, Ilhéus e São Luís. Esses depoimentos servirão de base para o novo espetáculo da companhia.
Em Ilhéus, por exemplo, o grupo conheceu o Quilombo do Engenho e o Terreiro de Mãe Ilza. Já em São Luís, o Bando foi recebido por três líderes religiosos, na presença dos quais os atores e diretores do grupo se deixaram conduzir pelos caminhos do conhecimento ancestral: Pai Euclides, sacerdote do Fanti-Ashanti, Dona Maria Sete Flechas, sacerdotisa do terreiro Camafeu de Oxóssi, e Dona Deni, da Casa das Minas. Em torno dos sacerdotes, o grupo ouviu histórias que ajudam a entender o percurso realizado por aqueles que guardam e mantém vivas as tradições religiosas. “A partir das informações e experiências adquiridas, o Bando desenvolve e aprofunda os conteúdos por meio de improvisações dirigidas que servem de embasamento para a construção dos textos que levam à montagem dos espetáculos”, explica Chica Carelli.
De acordo com Chica, todas as ações serão filmadas pelos próprios atores, que realizaram oficinas de vídeo no Rio de Janeiro, com a Central Única das Favelas (CUFA). Ainda dentro do projeto “Respeito aos Mais Velhos”, a companhia baiana realizará, no Teatro Vila Velha, o seminário “Respeito aos mais velhos” nos dias 17, 18 e 24, 25. Todas as ações (pesquisa, apresentações e seminário) fazem parte do projeto Manutenção do Bando patrocinado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo a Cultura do Governo Federal.


Oficina de Teatro com Chica Carelli
Horário :
Sexta-feira : 30 de Outubro das 19h ás 22h
Sábado : 31 de Outubro das 9h ás 12h
Domingo : 1 de Novembro das 9h ás 12h
Local : Centro Cultural Amélio Amorim

Oficina de Memória e identidade com Cássia Valle
Horário :
Sexta-feira : 30 de Outubro das 19h ás 22h
Sábado : 31 de Outubro das 9h ás 12h
Domingo : 1 de Novembro das 9h ás 12h
Local : Centro Cultural Amélio Amorim

Oficina de Dança com Zebrinha
Horário :
Sexta-feira : 30 de Outubro das 19h ás 21h
Sábado : 31 de Outubro das 9h ás 11h
Domingo : 1 de Novembro das 9h ás 12h
Local : Galpão de artes, Rua Santo Expedido, nº 774 - Santa Monica

Oficina de música para cena com Jarbas Bittencourt
Horário :
Sábado : 31 de Outubro das 9h ás 12h e das 14h às 17h
Domingo : 1 de Novembro das 9h ás 12h
Local : Galpão de artes, Rua Santo Expedido, nº 774 - Santa Monica

Todas as inscrições serão realizadas no Centro Cultural Amélio Amorim das 8h às 18h nos dias 28, 29 e 30 de Outubro de 2009

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada