BArra BK2

quarta-feira

De frente para o perigo.


Vejam dados sobre crime virtuais no país, extraídos do site Veja On line:

"O Brasil é o quarto país do mundo mais contaminado por vírus e programas capazes de furtar informações, alterar ou destruir dados dos computadores.
Em primeiro lugar está a Sérvia e Montenegro, seguida por São Tomé e Príncipe e Rússia. Os Estados Unidos, onde o uso da internet é mais disseminado, aparecem no 54º posto. Seriam os brasileiros especialmente ingênuos e desprevenidos? Pouco familiarizados com a rede é a melhor resposta.

(...) Para o bandido, o negócio do crime virtual é fantástico. "É mais fácil e menos arriscado", resume o delegado Carlos Eduardo Sobral, chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal. Segundo o policial, nas últimas cinco grandes operações da PF de combate a fraudes bancárias eletrônicas, cerca de 35% dos presos tinham antecedentes por furto ou roubo. Ou seja, os ladrões do mundo real estão migrando alegremente para o mundo virtual.

(...) Para o professor Doug Salane, ao mesmo tempo em que deve aumentar o número de criminosos e larápios à solta na internet, é igualmente natural que se intensifiquem os cuidados contra as arapucas eletrônicas. "As pessoas vão perceber que não podem deixar de precaver-se em suas operações e contatos só por estar acessando a rede de um ambiente em que se sentem seguras, como a casa ou o trabalho", diz ele. Se navegar é preciso, prevenir-se também é.”

Confira essa reportagem completa na revista VEJA desta semana.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada